terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Minha chegada no Rio

Olá,

já faz um bom tempo que não posto por aqui. Somente agora consegui sentar, abrir o blog e pensar em escrever algo. Na realidade, estava reunindo conteúdo para postagem. Após 16 dias no Rio DE JANEIRO (destaquei o DE JANEIRO, pois é onde estou morando), sinto-me à vontade para fazer algumas considerações. A chegada na capital fluminense foi chocante. Não sabia que a Zona Oeste do Rio, onde estou morando, era tão diferente daquela Cidade Maravilhosa das marchinhas de Carnaval e da Bossa Nova.

A área em que estou é muito mal cuidada. Por aqui, já tentaram me passar a perna algumas vezes. O cara que veio instalar a antena da Sky aqui em casa queria me cobrar os parafusos para prender a antena no terraço. Como não sou bobo, não aceitei e ainda disse que se ele pedisse um copo d'água também cobraria dele. O homem que veio fazer a vistoria do meu carro para a renovação do seguro me perguntou, ao assinar a vistoria: "Quantas cervejas vale esta assinatura?". Me fiz de desentendido e preferi não fazer nenhum comentário e, é óbvio, não paguei cerveja alguma para ele. O chaveiro onde mandei fazer três cópias da chave da cozinha de meu apartamento não soube fazer nenhuma cópia funcionar, mesmo após eu trazer as chaves para ele arrumar por duas vezes. Acabei levando a chave em outro chaveiro, que deu uma limada boa e fez com que pelo menos duas das três chaves funcionassem.

No tocante a supermercados, mercadinhos, mercearias e padarias a diferença é gritante! Que saudade do pequeno Zaffari da Lima e Silva. No mercado Intercontinental, no Guanabara de Bangú e no Carrefour da Marechal Fontenelle a seção de congelados poderia se chamar seção dos congelados, descongelados, recongelados e redescongelandos! A saída foi encontrar um Walmart, que é idêntico ao nosso BIG (mesmo dono).

Aqui, o coxão de dentro (coxão mole) se chama Chã de dentro. Minha mulher, que adora camarão se deu bem, pois aqui o quilo do camarão médio gira em torno de R$ 10,00. O peixe aqui também é muito mais barato e variado.

É claro que o Rio não se resume à Zona Oeste. Ainda quero conhecer a parte boa: Zona Sul, que engloba Botafogo, Flamengo, Urca, Copacabana etc. Também quero muito conhecer a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes e o Centro Histórico do capital Fluminense. Sejamos otimistas, pois provavelmente o RIO de Janeiro continua lindo!