domingo, 5 de junho de 2011

Saudades de Porto Alegre!

De cara para o Gasômetro!
Foto de Marcelo B. R.

Vista de cima da Usina do Gasômetro: que saudade!
Foto de Marcelo B. R.

Após estar morando na Zona Oeste do Rio DE JANEIRO (perto de Bangú) por quase seis meses (os mais longos de minha vida), percebo que só há um lugar em que sou feliz. Esse lugar é Porto Alegre. Lá tenho minha família, meus amigos, meus costumes, minha terra, minha vida! Porto Alegre é meu porto.

Coisas simples das quais sinto falta: feira de sábado no Largo da Epatur; Mercado Público; Café do Mercado; Zaffari-Bourbon; Redenção; frio (de verdade); gente bonita e educada; não estar cercado por favelas; ter um pouco mais de segurança; carne boa para churrasco; carvão que não seja tão caro quanto a carne; andar a pé pela cidade; poder pegar um ônibus ou lotação; ter lugar pra sentar no ônibus ou lotação; pegar um trem que não precise de vagões separados para mulheres, pois as pessoas se respeitam um pouco mais; não ter que ir ao outro lado da cidade para achar uma pediatra para a minha filha; marcar hora com o médico e ser atendido na hora; e outras milhares de coisas...

Parque da Redenção bem cedinho no sábado
Foto de Marcelo B. R.

"Cerração
Tempo frio
Chimarrão
Alma quente
Em Moscou
No Japão
Onde eu vou
Não importa
Porto Alegre é meu porto
Da tristeza ao Bom Fim
Quanta gente maldita
Que saudades de mim
Redenção
Vento frio
Beijação
Gente quente
Quem eu sou
Onde vou
Meu irmão
Não importa
Porto Alegre é meu porto
Cerração
Chimarrão
Redenção
Alma quente
Armação
Viração
Beijação
Gente quente
Quem eu sou
Onde estou
Quando vou
Não importa
Quem soy yo
Quem sujô
Meu amor
Não importa
Porto Alegre é meu porto"
(Kledir Ramil)

5 comentários:

  1. porto alegre, um porto feliz. Também sinto saudades.
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. o que sobra para mim, Manaus é pior que o Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Estou em Maraba/Pa, ja pensei em ir para Fortaleza, mas depois desta postagem senti saudades da minha terra e acho que Poa e meu lugar.

    ResponderExcluir
  4. Porto Alegre, meu lugar no mundo!

    ResponderExcluir
  5. Sou da Paraíba e Porto Alegre faz parte de mim desde meus pais que moraram lá, depois eu morei 4 anos durante a infância e mais 7 quando adulto fazendo pós. Atualmente moro e trabalho no Rio, e demorei um pouco pra me adaptar, minhas esposa ainda não se adaptou. Com todo respeito que tenho aos cariocas, mas a falta de educação aqui beira à loucura.. atraso e mau atendimento é cultural. Pensei que com dinheiro eu seria bem tratado, mas independente de ser rico ou pobre vc sofre na cidade. Porto Alegre agora volta a ser sonho. Duvido que alguém que tenha morado lá tenha algo a reclamar.

    ResponderExcluir