sábado, 4 de junho de 2011

Carreteiro (para leigos)

Carreteiro de charque
(Marcelo B. R.)


O carreteiro é um prato simples. A vantagem desse prato é a variedade de carnes que podem ser usadas tais como: carne fresca de boi, charque, sobra de churrasco, lingüiça e até carne de ovelha.

O arroz ideal é aquele arbóreo, mas sinceramente, o arroz normal (tipo 1) fica ótimo também, além de ser bem mais barato.

A proporção para o preparo é simples. Vamos considerar um carreteiro para duas pessoas. Na minha receita usei o seguinte:

- 600g de charque (junto com uma sobrinha de churrasco que eu tinha)
- 01 xícara de arroz
- 01 cebola grande picada
- 02 dentes de alho ralados
- 02 tomates descascados e amassados
- um punhado de tempero verde picadinho
- 02 ovos cozidos picados

Preparo
- Ferva o charque já cortado em cubinhos por cerca de 20 minutos para tirar o excesso de sal e escorra. Aqueça uma panela (preferencialmente de ferro) e ponha um pouco de óleo. Doure o charque, acrescente o alho e a cebola até dourar. Acrescente 01 xícara de arroz e frite (cuidado para não queimar).
- Adicione o tomate amassado e mexa bem. Depois disso, adicione 03 xícaras de água, salgue a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Quando estiver quase seco, desligue o fogo e sirva imediatamente. No prato, adicione o ovo e o tempero verde. Também fica legal um pouco de pimenta, para quem gosta.

Fervendo o charque

Refogando a carne, o alho e a cebola

Carreteiro de charque pronto para servir
Durante o preparo, gosto de beliscar uns petiscos enquanto bebo uma cachaça. Hoje belisquei um queijinho tirolez, pimentas biquinho e batatinhas calabrasas. A cachaça foi uma Maria da Cruz (ótima!).
Petiscos - pimenta biquinho, queijo tirolez e batatinhas calabresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário