segunda-feira, 21 de março de 2011

O que comer quando se está sozinho?



Prato típico de quem pega o que está sobrando na geladeira
Foto de Marcelo B. R.

Faz pouco mais de uma semana que minha mulher e a caçula viajaram para Porto Alegre para resolver algumas coisas. Fiquei sozinho, neste lugar que não é o MEU LUGAR, mas resolvi fazer algumas refeições para compensar: coisas simples, mas saborosas.

No primeiro dia que estava sozinho, encontrei um resto de arroz na geladeira, cortei uns pedacinhos de uma lingüiça que também estava na geladeira, refoguei a lingüiça, acrescentei o arroz, 02 ovos batidos, tempero verde picado (salsinha) e uma generosa quantidade de azeite. Servi com um pouco de alface. Ficou ótimo!

No final de semana, resolvi comer filé de arraia, aquele peixe diferente. Gostei porque não tem espinhas, mas sim uns ossos tipo cartilagem, compridos e fáceis de tirar. A consistência é parecida com franco, só que mais mole. O gosto não é muito marcante, o que torna a arraia um peixe agradável de comer. Cortei 01 batata em rodelas, um tomate em rodelas e uma cebola em rodelas. Acomodei tudo em um refratário pequeno, enchi de azeite extra-virgem, adicionei coentro picado e 1/3 de uma garrafinha pequena de leite de coco. Salguei e amassei um pouco de pimenta vermelha por cima. Levei ao forno por 40 minutos e comi com arroz branco. Uma delícia! Ficou uma espécie de moqueca de forno.

Prato para um ou dois

Foto de Marcelo B. R.

Como uma moqueca de arraia no forno

Foto de Marcelo B. R.

As batatas ficam gratinadas

Foto de Marcelo B. R.

Finalmente, no domingo, optei por comer quiabo, que só eu gosto na minha casa. Eu tinha um molho pesto que minha mãe deixou aqui e fiz uma massa (talharim) com pesto e um simples omelete de presunto, mussarela e salsinha. Optei pela salada de alface, que é prática e necessária. Refeição quase vegetariana, não fosse pelo presunto.

Vegetariano

Foto de Marcelo B. R.


Pesto é sempre bom

Foto de Marcelo B. R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário