segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fragmentos de um futuro esperado

Rubem Alves
Foto do site A Casa de Rubem Alves

"Compreendi que a vida não é uma sonata que, para realizar sua beleza, tem que ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e de amor justifica a vida inteira."
Rubem Alves - Concerto para Corpo e Alma


Passamos uma vida inteira trabalhando, nos esforçando e lutando, no sentido de conquistar algo de importante. No entanto, não percebemos que cada dia é especial, pois nos dá oportunidades de exercitar nossas virtudes e consertar aquilo que não ficou bom.

Assim como foi aqui colocado sobre aproveitar a vida, não deixemos o melhor para o final, pois nunca saberemos ao certo quando chegará esse tal final. É claro que há dias em que desejamos que o tempo passe mais rápido, mas na realidade o que nos falta nesses dias é justamente encontrar uma forma de aproveitar esse tempo e eternizá-lo. Não reclame dos problemas, resolva-os.

Quando estiver feliz e satisfeito, aproveite o momento, pois ele não irá durar para sempre, mas poderá ser guardado para sempre. Fique perto das pessoas que te fazem bem e mantenha distância mas não deixe de orar pelas que te deixam mal. Aliás, costumamos interpretar equivocadamente um conselho vindo de nosso maior mestre, Jesus, onde ele diz "Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação". Normalmente, tendemos a vigiar as atitudes dos outros e orar por nós mesmos. Com certeza, se é para não cairmos em tentação, Ele quis nos aconselhar a vigiar nossos pensamentos e atitudes e orar por aqueles que se encontram fracos de espírito, pois a carne não é fraca, o espírito sim.

Finalmente, gostaria de falar sobre Rubem Alves, o autor do texto inicial desta postagem. Ele é Baccharel e Mestre em Teologia e Doutor (Ph. D.) em Filosofia. Publicou inúmeros artigos, crônicas e diversos livros, tratando sobre teologia, filosofia, pedagogia, educação e até política. Também escreveu vários livros infantis. O que mais me atrai nas idéias de Rubem Alves é a seu jeito simples e inteligente de ver as coisas e de expressar suas idéias de uma forma extrovertida, extraindo sempre o que existe de bom. Assim, gostaria de encerrar esta postagem com um pequeno texto seu.

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."
Rubem Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário