terça-feira, 3 de novembro de 2009

Faith No More em Porto Alegre, HOJE!

The Real Thing
Capa do 1º disco da banda com Mike Patton nos vocais


Durante a minha adolescência, sofri diversas influências musicais, entre elas: Metallica, Guns n' Roses, Pearl Jam, Soundgarden, Offspring (em seus primeiros CD's). Mas nenhuma banda me animava mais do que o Faith No More. Eu era fã do tipo que compra cada revista que saia uma mísera matéria sobre a banda. Colecionava as letras traduzidas (e decorava as letras), pendurava pôsteres na parede do quarto e até cortava o cabelo igual ao do Mike Patton (pelo menos eu tentei, pois meu cabelo nunca foi liso como o dele).

A banda foi formada em 1981, na Califórnia, com o nome Faith No Man. A formação era: Mike Bordin (bateria), Billy Gould (baixo), Mike Morris (guitarra) e Wade Worthington (teclados). Em 1982, Wade foi substituído por Roddy Bottum e Mike Morris foi mandado embora. Então a banda passou a se chamar Faith No More. Em 1983, após fazer testes com diversos vocalistas, incluindo Courtney Love, a banda ficou com Chuck Mosely. No mesmo ano, o guitarrista Jim Martin entrou na banda. Em 1985 foi gravado o disco We Care A Lot. Em 1987, foi lançado o segundo trabalho, chamado Introduce Yourself.

Devido às bebedeiras de Chuck Mosely, a banda decidiu trocar o vocalista e, por sugestão de Jim Martin, o posto foi ocupado por Mike Patton, que cantava na banda Mr. Bungle. Assim, em 1989, foi lançado o disco The Real Thing, que fez muito sucesso em sua turnê de lançamento, emplacando o hit Epic como principal música de trabalho. Em 1991, o Faith No More se apresentou pela primeira vez no Brasil, fazendo muito sucesso no Rock in Rio II. A banda fez muito mais sucesso fora do que dentro dos EUA, principalmente porque os americanos implicaram com a cena final do clip de Epic, onde um peixe se debate até morrer. No mesmo ano, a banda gravou um disco ao vivo (You Fat Bastards) na Inglaterra.

Em 1992, gravou o disco Angel Dust, onde mostrou uma grande mudança de estilo, principalmente do vocalista Patton. Emplacou sucessos como Midlife Crisis, A Small Victory e a regravação de Easy. Como o guitarrista Jim Martin não se agradou muito com o rumo que a banda estava tomando, resolveu deixar o grupo após a segunda turnê mundial.

Então Patton resolveu chamar um colega de sua banda Mr. Bungle para a guitarra. Trey Spruance substituiu Martin e, em 1995, a banda lançou o álbum King For a Day, Fool For a Lifetime. Logo após a gravação do disco, Trey resolveu abandonar a banda (não se sabe ao certo o porquê) e, para a realização da turnê, Dean Menta ficou na guitarra. O disco teve as músicas Evidence, Ricochet e Digging the Grave como sucessos.

Após a turnê, o grupo ficou uns dois anos parado, pois os membros foram desenvolver seus projetos individuais. Destaque para Bordin, que assumiu a bateria da banda de Ozzy Osbourne em sua turnê. Após esse período, o grupo se reuniu para gravar novamente. Como consideraram Dean Menta mais um quebrador de galho (trabalhou direitinho, mas não era bom para compor), Billy Gould resolveu chamar um amigo, John Hudson, para assumir a guitarra.

No meio de 1997, o Faith No More lançou o disco Album Of The Year, emplacando os sucessos Ashes To Ashes, Last Cup Of Sorrow e Stripsearch. A banda fez bastante sucesso em turnê que passou pela Europa, Austrália e América.

Logo depois, em 1998, rumores de que os integrantes estavam buscando mais tempo para seus projetos individuais vieram a se confirmar quando o líder da banda, o baixista Billy Gould anunciou, em abril daquele ano que, após 15 anos de ótimos trabalhos, o grupo resolveu dar um fim às especulações encerrando sua história.

Em fevereiro de 2009, após 11 anos do fim da banda, o Fatih No More resolveu se reunir novamente e sair em turnê, com a mesma formação do último álbum: Mike Bordin, Billy Gould, Roddy Bottum, Mike Patton e John Hudson.

Assim como outras bandas que voltaram, o FNM com certeza viu uma ótima oportunidade para retomar o sucesso e ganhar uma grana, em meio ao péssimo cenário musical da atualidade, em que essas bandas Emo, Emocore e outras dessa laia dominam as paradas.

Hoje à noite estarei lá, no Pepsi on Stage, com minha filha (sofrendo minhas influências musicais), para realizar o sonho de ver o Faith No More de perto.

Formação atual do Faith No More
Da esq. para a dir.:John Hudson (guitarra), Mike Bordin (bateria), Roddy Bottum (teclados), Mike Patton (vocais) e Billy Gould (baixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário