quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Faith No More, o melhor Show que já fui!

Ontem, fui ao Show do Faith No More, em Porto Alegre. Após esperar das 18h até as 20h para entrar no local e ficar mais duas horas esperando, entrou uma bandinha muito fraca chamada Véspera para tentar abrir o show do FNM. O vocalista estava todo de preto, com uma camisa coladinha (uma estranha tendência da moda). Ele parecia, ou melhor, era igual àquele participante do BBB, o Marcelo (médico falso), com uma barbinha estranha. Um dos guitarristas era parecido com o aquele integrante do Polegar (Rafael) que se afundou nas drogas. Tirando isso, não me lembro de mais nada, a não ser da tentativa que eles fizeram de animar o público ao tocar uma música dos Beatles.

Mike Patton e seu terno prateado
Foto de Rafael Soares, do site Clicrbs

O Pepsi On Stage não é um local bem preparado para eventos desse tipo. O lugar não tem uma acústica boa, o palco é pequeno e baixo em relação à platéia, a calçada externa é de terra e descoberta, o que torna a espera bem desagradável em dias de chuva como ontem. Sem contar a não existência de garagens e estacionamentos seguros, o que faz a alegria dos flanelinhas e falcatruas de plantão. O local definitivamente não está à altura de shows como esse (o da banda Véspera sim).

Midlife Crisis
Video de Marcelo B. R.

Após uma longa espera, às 22h50min o FNM finalmente subiu ao palco, com Midnight Cowboy. A apresentação foi perfeita! Eles não tocaram Edge of the World, Falling to Pieces e Chinese Aritmetic, mas essa falta que fez a ausência dessas músicas no show só mostra o gostinho de "quero mais" que eles deixaram. A banda continua igual, salvo alguns cabelos grisalhos, a energia permanece a mesma e a tecnologia melhorou a qualidade do som.

Mike Patton e seu instrumento de sopro em Midnight Cowboy
Foto de Rafael Soares, do site Clicrbs

Mike Patton continua com suas estripulias no palco, insiste em tentar falar português, o que é muito engraçado e, para delírio da galera, se jogou, fazendo um inesperado "mosh", sendo que o pessoal prontamente o segurou. Nesse momento, eu estava quase embaixo dele, mas com o movimento da "onda" de pessoas querendo tocá-lo, acabei não me aproximando muito. Hoje já deve ter gente querendo vender fios de cabelo do Patton pelo e-Bay. Ah, o Mike Bordin jogou várias baquetas pra galera e o guitarrista jogou várias paletas.

EPIC!!!
Video de Marcelo B. R.


Mike Patton vai pra galera!
Video de Marcelo B. R. (a meio metro de distância!)

A banda trouxe um setlist bem diferente do que costumava apresentar, com uma carga maior das canções dos últimos álbuns e com mais baladinhas. Rolou até uma versão de Carruagens de Fogo, em homenagem às olimpíadas que serão realizadas no Brasil em 2016.


Chariots of Fire (Carruagens de Fogo)
Video de Marcelo B. R.

No final das contas, o Faith No More praticamente me fez esquecer a espera, a má estrutura do local e a apresentação Emo da bandinha que o antecedeu. Esse foi o melhor show que já fui! Finalmente matei a vontade de ver uma banda que marcou tanto a minha adolescência e que, devido ao seu fim em 1998, eu já tinha me conformado com o fato de nunca poder vê-los ao vivo. Felizmente, como já comentei ontem, os caras do FNM resolveram voltar em meio ao fraco cenário musical atual para a alegria dos seus fãs, para dar uma nova opção aos pobres adolescentes de hoje e, é claro, para tirar uma graninha extra. Valeu a pena!

Setlist:
Midnight Cowboy (cover de John Barry)
From Out Of Nowhere
Land Of Sunshine
Caffeine
Evidence
Surprise! You're Dead!

Last Cup Of Sorrow
Ricochet
Easy (cover The Commodores)
Midlife Crisis
Epic
Caralho Voador
The Gentle Art Of Making Enemies
King For A Day
Ashes To Ashes
Just A Man

Bis 1
Chariots Of Fire/Stripsearch
As The Worm Turns

Bis 2
This Guy's In Love With You (cover Burt Bacharach)

Bis 3
We Care A Lot



Para encerrar: solo de teclado do Roddy Bottum em Epic
Video de Marcelo B. R.

Um comentário:

  1. Nossa muito legal mesmo! Que bom que tocaram as clássicas hehe. Bom, eu imagino o quanto tu deve ter curtido esse show...me lembro bem daquela época que tu era todo fanático por FNM. Lembro até que tu tinha uma pasta que colecionava tudo que saía em revistas sobre eles e se correspondia com outros fãs hahhaahaha.
    Bjos!

    ResponderExcluir