domingo, 16 de agosto de 2009

Churrasco

Foto cedida pelo meu amigo João - Churrasco em Livramento


Foto de Marcelo B. R. na churrasqueira de casa

Já fazia algum tempo que eu estava esperando por um domingo ensolarado e quente para poder fazer um bom churrasco e, mais tarde, descansar vendo um jogo do Grêmio. Finalmente, tudo correu conforme esperado: domingo quente e de sol, churrasco completo (completo para mim quer dizer com costela e outras coisas, mas a costela é o principal) e, para fechar com chave de ouro, Grêmio 4 x 1 no Flamengo. Resumindo: domingo perfeito!

Dica de um amigo meu, Leandro, para que a carne não perca o suco e, portanto, não fique seca:

- espete a carne (seja qual for) e leve ao fogo sem salgar;

- depois de a carne dar uma leve assada, tire e salgue normalmente com sal grosso;

- leve novamente à churrasqueira e, a partir daí, prossiga normalmente com seu churrasco;

- segundo meu amigo, o nome disso é selar a carne, pois quando você aquece a carne, as fibras se dilatam, dificultando a perda do suco. Quando salgamos a carne desde o início, o sal desidrata a carne. Experimente, pois funciona.


Um comentário:

  1. Realmente um domingo perfeito hein?! Os 4 gols no flamengo me deixaram mto contente hehe. Nos domingos a saudade bate mais forte, portanto ontem tb tive um dia para dar uma animada: passeio nas cahoeiras do parque nacional de Itatiaia, uma carne na brasa de um restaurante de gaúchos em Penedo e a missa a noite para finalizar :)
    bjo!

    ResponderExcluir