terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frango de mãe

Frango sem pele, cortado e temperado - foto de Marcelo B. R.


Frango refogado acrescido do tomate sem pele - foto de Marcelo B. R.


Frango de Mãe - foto de Marcelo B. R.


Se tem uma comidinha caseira que me é muito nostálgica é o frango de mãe. Eu o chamo assim porque me faz lembrar de quando eu ainda era criança e minha mãe preparava um frango com molho delicioso. Com o tempo, fui aprendendo a fazer algumas coisas boas na cozinha. Esta receita normalmente é preparada pela minha esposa. Então, mãos à obra!

Ingredientes:
- 01 kg de sobrecoxas de frango sem a pele, cortadas em 2 ou 3 pedaços cada
- 03 dentes de alho
- 01 pimenta dedo de moça grande
- sal a gosto
- 03 cebolas médias picadas
- 03 tomates italianos sem pele picados
- 01 tablete de caldo de galinha bem amassado
- 500 mL de água morna
- tempero verde (salsinha) bem picadinha

Preparo:
- Tempere o frango com o alho, a pimenta e o sal umas 2 a 3 horas antes
- Fritar as cebolas até dourar
- Acrescente o frango e deixe dourar
- Adicionar o tomate e deixar refogar por 5 min
- Adicione o caldo de frango e, em seguida, vá adicionando a água aos poucos, para engrossar o molho (dica: sempre que você começar a ouvir aquele barulhinho de fritura, adicione mais um pouco de água). Caso queira um molho mais fininho, use mais água
- Após cerca de 30 min, acrescente o tempero verde e sirva

Este frango vai bem com polenta e arroz branco.
Serve tranquilamente 4 pessoas.
Bom apetite!

Um comentário:

  1. esse eu aprendi com a mãe também...preparo as vezes aqui em casa! bjo!

    ResponderExcluir