terça-feira, 18 de agosto de 2009

Creme de ervilha

Início do cozimento do creme de ervilha no fogão a lenha da minha casa


Creme de ervilha pronto


Hoje foi um dia frio e úmido, ou melhor, molhado. Imaginei que seria interessante queimar uma lenha no fogão de casa. Mas, fiquei pensando em que tipo de refeição leve poderia preparar. Logo, me veio à cabeça a resposta: creme de ervilha. A ervilha de saquinho (parecida com lentilha) eu já tinha em casa. Comprei uns dois pães baguete com gergelim para acompanhar e telefonei para casa para o pessoal tirar um pedaço de bacon do congelador.
Ao chegar em casa, acendi o fogo no fogão a lenha e tomei meu banho. Quando saí, a chapa já estava numa temperatura desejável e prossegui com os afazeres.
Esta receita foi inspirada em um creme de ervilha que eu e minha esposa comemos na casa de um casal de amigos nossos há cerca de um mês.

Ingredientes:
- um saquinho de ervilha de 500g
- 150g de bacon, cortado em cubinhos
- 02 cebolas médias bem picadas
- 03 dentes de alho bem picados
- 1,5 litro de água
- 02 colheres de sopa de óleo (ou duas colheres de banha de porco)
- sal e pimenta do reino a gosto
- 02 pães baguete com gergelim cortados em rodelas para acompanhar.

Preparo:
ferve 1 litro de água e despeje o pacote de ervilha nessa água, com o fogo desligado.
Em uma panela larga e funda, refogue no óleo o bacon e depois acrescente a cebola e o alho. Após refogar bem, acrescente a ervilha com a água quente e deixe ferver por 30 minutos. Acrescente o sal e a pimenta e vá completando aos poucos com o 0,5 litro de água restante (que deverá estar fervida também). Com uma colher, vá esmagando a ervilha, que já deve estar mole, contra o fundo da panela. Deixe ferver por mais uns 10 minutos e sirva imediatamente. Sirva junto com o pão. Há também a opção de servir dentro de pães italianos, como se fossem pratos. Esse pão você pode encomendar no tamanho que achar melhor no Armazem da Esquina. Para beber, fica a sugestão de um vinho tinto, de preferência um Cabernet Sauvignon.
Esta receita serve 04 pessoas tranquilamente.
Bom apetite!



2 comentários:

  1. quero fazer...que ervilha em saquinho é essa?! bjo!

    ResponderExcluir
  2. É a ervilha que fica na seção de cereais, junto do feijão e da lentilha no supermercado.
    Um beijo.

    ResponderExcluir