domingo, 27 de setembro de 2009

Pesto de Manjericão

Pesto de Manjericão
Foto de Marcelo B. R.

Atendendo a pedidos, hoje vou mostrar como se faz um bom pesto de manjericão. Eu costumo ter esse molho estocado, pois é muito prático. Basta cozinhar um macarrão de sua preferência (para mim fica melhor com Fusili, também conhecido como parafuso) e misturar a quantidade de pesto de sua preferência, acrescentando um pouco de azeite de oliva e sua massa está pronta. A grande vantagem do pesto é a praticidade e rapidez com que você faz uma refeição sofisticada. É claro que deve acompanhar uma carne, podendo ser preferencialmente porco ou frango.

Ingredientes:
- 01 molho de manjericão (só as folhas);
- 02 dentes de alho descascados;
- 150g de nozes;
- 150g de queijo parmesão ralado;
- 500ml de azeite de oliva extra-virgem;
- sal a gosto.

Preparo:
- Em um multiprocessador, processe o manjericão e o alho. Quando diminuir um pouco de volume acrescente as nozes e processe. Cuide para não moer muito as nozes, deixando-as em pequenos grãos um de no mínimo 0,5cm.
- Despeje essa mistura em uma tigela, adicione umas três pitadas de sal e o parmesão e misture com uma colher.
- Depois, vá acrescentando o azeite aos poucos e misturando. Quando a mistura parar de absorver o azeite, o pesto está pronto.
Rende cerca de 1kg de pesto, sendo que eu recomendo que você guarde em pequenos potes e congele, deixando um sempre à mão na geladeira.
O pesto também pode ser usado para comer com carne assada (molho direto em cima da carne). Há quem use um pouco de pesto até em cobertura de pizza. Vai da sua criatividade. Aceito sugestões de utilizações diferentes.

Manjericão em folhas
Foto de Marcelo B. R.


Mistura processada
Foto de Marcelo B. R.


Acrescentando o sal e o queijo parmesão
Foto de Marcelo B. R.


Pesto de manjericão pronto
Foto de Marcelo B. R.

Minha receita rendeu estes cinco potinhos (1kg)
Foto de Marcelo B. R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário